segunda-feira, 21 de março de 2011

Um pouco de ZAP!

Pra quem não conhece, a Zap "um gibi que te deixa ligado" é uma HQ underground criada por Robert Crumb. Sua primeira edição foi impressa no final de 1968 em San Francisco por Charles Plymell da editora Beat. Os primeiros dos 3,500 exemplares foram vendidos pessoalmente por Crumb e alguns amigos no bairro Haight-Ashbury.

Aí então, Clay Wilson, Rick Griffin e Victor Moscoso se uniram a Crumb nessa empreitada desenhando algumas tiras para o que seria a 2ª edição da zap. Mais tarde, Gilbert Shelton, Espanha e Robert Rodriguez Williams começaram a fazer parte dos cartunistas criando a equipe da revista zap.

Rotulada de Fair Warning para os intelectuais, "só para adultos", a zap comix era diferente de tudo que já se tinha visto antes em relação a quadrinhos, ainda mais se pararmos pra pensar no ano de sua criação. Ela vinha com uma nova perspectiva e um novo tipo de sensibilidade se tratando de humor, trazendo assim um novo conceito de leitura.

Até a sua criação o termo "Underground Comix" não tinha sido criado, tornando-se considerada a percusora do movimento de "HQ's underground's". O conteúdo da zap deriva de um humor anti-patriota, personagens anti-heróis e histórias sujas, indo de encontro a contra-cultura americana como um tipo de protesto direto a cultura dos EUA. Suas tiras e histórias em preto e branco com desenhos irados trazem um certo tipo de nostalgia aos leitores fazendo com que a sua leitura se torne um vício. Recomendo!

1ª Edição da ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário